Páginas

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Polícia Civil prende 15 milicianos que atuavam na Zona Norte

Quinze milicianos foram presos, nesta quinta-feira (23/09), por policiais da Delegacia de Repressão as Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (DRACO – IE). A Operação Todos os Santos, ainda em andamento, tem como objetivo cumprir 40 mandados de prisão e desarticular a quadrilha que atua nas comunidades de Água Santa, Zona Norte.

Com a ação, totalizam-se quase 500 milicianos presos pela Polícia Civil desde 2007. Só no ano passado, 250 destes criminosos foram capturados. Grupos da Baixada e da Zona Oeste, como Liga da Justiça, Chico Bala, Mirra, entre outras, foram desarticuladas em ações pontuais da DRACO e de outras especializadas.
“Para sua consolidação em algum lugar, a milícia tem três fases: a do policial que chega para proteger a comunidade, a da dominação financeira, controlando serviços, e a politização, que se aproveita da influência para exigir que o cidadão vote nele ou em algum candidato de sua preferência. Nessa ação foi muito importante a ajuda da população que nos procurou, não suportando mais aquela situação”, afirmou o chefe de Polícia Allan Turnowski, durante a coletiva sobre a operação.
Segundo o titular da DRACO-IE, Cláudio Ferraz, a quadrilha estava preparada para implantar o terror e fazerem uma imagem de que a população local precisava deles. “O grupo preso hoje estava consolidado naquela região. Ele monopolizava imóveis, cobrando uma parte do aluguel, além do fornecimento de sinal de TV a cabo. O armamento que a quadrilha usava era considerado de grande porte. Eles matavam quem pudesse interferir no seu poder, assaltavam na região para que a população achasse que realmente precisava pagar a eles em troca de segurança”.

A ação tem como objetivo cumprir 40 mandados de prisão. Até o momento, 13 deles foram cumpridos e outras duas pessoas foram presas em flagrante. Armas, munições de diversos calibres, carregadores e granadas foram apreendidas.


Os presos são:

Wellington Alves Barbosa, o “Nam”, PM – chefe da milícia
Fábio Henrique Moura Paraíso, PM
Fábio Zanini de Oliveira, PM
Marcos Gileno Alves Pereira, PM
Renato Moura dos Santos, PM
Ronaldo Ribeiro Fernandes, PM
Sérgio da Rocha Neves, PM
Luis Eduardo Oliveira Teixeira, PM
Marcos de Faria Pereira, o “Cabeça” – chefe da milícia
Alessandro da Silva Soares
Ismael Peres, o Beirinha
Tarcísio Albuquerque de Moura
Lindemério da Silva Teixeira, o “Mais Velho”
Carlos Antônio Ferreira da Silva, preso em flagrante
Marcelo Rangel, preso em flagrante

Nenhum comentário:

Postar um comentário